arrow_back
Bolsas de Estudos
more_vert

Você pode conseguir bolsas escolares através da Política de Assistência Estudantil do IFPI (POLAE), que é direcionada para os estudantes regularmente matriculados nos cursos do Ensino Médio Integrado, Ensino Técnico Concomitante/subsequente, e estudantes de graduação.
OBS: A POLAE não atende estudantes dos cursos Técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC e Estudantes de Educação à Distância - EAD, uma vez que estes, mesmo incluídos no processo educacional, obedecem legislação e fonte orçamentária própria que contempla as ações de Assistência Estudantil.

As ações da POLAE serão realizadas por meio de Programas que preveem atendimento universal (Programas Universais) e Programa que prevê atendimento aos estudantes em situação de vulnerabilidade social (Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social).
Entende-se por Vulnerabilidade Social um conjunto de incertezas, insegurançãs e riscos enfrentados quanto à fragilização de vínculos familiares e o acesso e atendimento às necessidades básicas de bem-estar social, que envolvem condições habitacionais, sanitárias educacionais, de trabalho, de renda, e de bens de consumo.

1. Os programas Universais foram organizados em três categorias, quais sejam:
I. Atendimento ao Estudante: Oferta de ações e serviços de acompanhamento biopsicossocial no processo de ensino, incentivo á cultura e esporte além de provimento de alimentação básica aos estudantes.
a) Alimentação estudantil;
b) Assistência à Saúde do Estudante;
c) Acompanhamento e Suporte ao Ensino;
d) Incentivo a Cultura e Esporte;
e) Incentivo à Participação Político Acadêmica.

II. Desenvolvimento Técnico Científico: São desenvolvidos pelas áreas estratégicas do Ensino, Pesquisa e Extensão, cuja finalidade principal é o desenvolvimento de programas de natureza técnico-científica que possam contribuir com a formação cultural, científica e ética do estudante
Os estudantes desta categoria, deverão submeter-se a processo de seleção através de Editais Específicos, sob a responsabilidade dos setores competentes, exceto Projetos de Visitas Técnicas que serão analisadas pelos própios projetos.
Os programas são :
a) Programa de Acolhimento ao Estudante Ingressante - PRAEI;
b) Projetos de Monitoria;
c) Projetos de Iniciação Científica: PIBIC e PIBIC Jr;
d) Projetos de Extensão;
e) Projetos de Visitas Técnicas.

III. Necessidades Educacionais Específicas: Apoio às atividades de inclusão social à estudantes com Necessidades Educacionais Especiais.

Estas são apenas ALGUMAS das bolsas que são ofertadas. Dentre outras, podemos destacar : Benefício Permanente, Benefício Eventual, Benefício Atleta, Benefício Cultura e Benefício Moradia.

Para saber a respeito das bolsas, como são feitas as avaliações para o aprovamento das mesmas ou esclarecer outra duvida, basta ir à sala de Assistência Social.